Sobre Nós

Conheça a Nossa História

A Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí – AMBASP, é uma entidade civil de duração indeterminada, tendo sido fundada em 12 de julho de 1977, iniciando o seu efetivo funcionamento a partir de fevereiro de 1978. Tem como objetivo ações que visem à articulação e o desenvolvimento, estimulando o associativismo com vistas a integração econômica e social dos municípios que a compõem.

Integram a Associação vinte e um (21) municípios da região sul do Estado de Minas Gerais uma das macrorregiões mineiras mais desenvolvidas, destacando-se o variado parque industrial e agroindustrial instalado, com crescente industrialização; a agropecuária com a maior produção de café e leite in natura do País; a oferta de uma respeitável gama de cursos superiores de excelente nível em várias universidades federais, estadual e particulares; potencial turístico altíssimo decorrente, principalmente, do lago de Furnas; uma malha viária pavimentada e de ótimo padrão com rodovias federais e estaduais, com acessos asfaltados a todas as cidades, e, com elevado índice de atendimento em saneamento básico.

A Microrregião do Baixo Sapucaí abrange uma área de 9.000 km2 e com uma população de 580.000 habitantes, aproximadamente. No município de Varginha está localizada a sede da entidade, e juntamente com Alfenas, Boa Esperança, Campanha, Campo do Meio, Campos Gerais, Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Carvalhópolis, Cordislândia, Eloi Mendes, Fama, Ilicínea, Machado, Monsenhor Paulo, Paraguaçu, Santana da Vargem, São Bento Abade, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações e Três Pontas compõe o seu quadro de filiados.

A AMBASP presta aos seus associados serviços de assessorias nas áreas contábil, financeira, orçamentária, licitação, planos de cargos, salários e carreiras, realização de concursos públicos, desenvolve projetos de obras públicas e urbanismo com acompanhamento na execução, bem como promove cursos de capacitação e treinamento dos mais variados temas voltados a melhoria da qualidade dos serviços públicos e eficácia na sua execução. Conta, também, com uma patrulha de máquinas pesadas para atender as necessidades de manutenção e conservação de estradas municipais e logradouros urbanos.

Encravado na nossa microrregião do baixo sapucaí encontra-se o Porto Seco do Sul de Minas, localizado na cidade de Varginha, um dos maiores existentes, se traduzindo em excelente ferramenta de promoção do desenvolvimento do sul das gerais.

Colaboradores
0
Projetos de Engenharia
0 +
Cidades
0

Serviços

A mais de 40 anos a AMBASP atua junto aos municípios da Microregião do Baixo Sapucai promovendo o seu desenvolvimento. São mais de 1.000 projetos de Engenharia já desenvolvidos para os municípios associados ao longo de sua história, com obras que contribuem com o bem estar da população nas áreas de saúde, educação, cultura e laser.
Suas máquinas, que compõe a Patrulha Motomecanizada, já fizeram nascer sorrisos nos milhares de quilômetros já percorridos, realizando manutenção e abertura de ruas e estradas, limpezas de áreas públicas e rurais, levando acesso e bem estar a milhares de munícipes, principalmente aos que residem nas áreas rurais.
A equipe de capacitação da Associação leva conhecimento das diversas áreas que envolvem o setor público aos mais diversos perfis de servidores municipais. Buscando conteúdos de qualidade e cursos pontuais as demandas dos municípios, a AMBASP leva desenvolvimento por meio da Educação.
A AMBASP está atenta as demandas dos servidores para oferecer soluções que farão a diferença na vida dos munícipes, que utilizam diariamente os serviços públicos. A Associação já realizou o sonho de milhares de profissionais que ingressaram no serviço publico através dos Concursos Públicos e Processos Seletivos já realizados por ela, com ética, transparência e idoneidade!

Diretoria e Microregião

São membros da Diretoria e Conselho Fiscal da AMBASP/CIMBASP:

– Nirlei Cristiani
Prefeito Municipal de Ilicínea
Presidente

– Brian Mendes Drago
Prefeito Municipal de São Gonçalo do Sapucaí
1º Vice-Presidente

– José Antônio de Carvalho
Prefeito Municipal de Carvalhópolis
2º Vice-Presidente

– Lázaro Roberto Silva
Prefeito Municipal de Campanha
1º Membro Efetivo e Presidente do Conselho Fiscal

– José Elias Figueiredo
Prefeito Municipal de Santana da Vargem
2º Membro Efetivo do Conselho Fiscal

– Rossano de Oliveira
Prefeito Municipal de Coqueiral
3º Membro Efetivo do Conselho Fiscal

– Hélcio Antônio Chagas Reis
Prefeito Municipal de Carmo da Cachoeira
1º Membro Suplente do Conselho Fiscal

– Vérdi Lúcio Melo
Prefeito Municipal de Varginha
2º Membro Suplente do Conselho Fiscal

– Letícia Aparecida Belato Martins
Prefeita Municipal de Monsenhor Paulo
3º Membro Suplente do Conselho Fiscal

• Integra a maior bacia leiteira do Brasil;

• Inserida na região de maior produção de café do País, com alta tecnologia e produtividade;

• Destacada produção de grãos com índices de produtividade elevada de milho; e já integrando o nosso cenário agrícola as culturas de soja, girassol e trigo;

• Grande produtora de batata e o crescimento de áreas ocupadas com produções de frutas diversas, além de outras culturas, mesmos que ainda incipiente que se fazem presentes na nossa riqueza agrícola;
• Existência de um diversificado e desenvolvido Parque Industrial e Agroindustrial;

• Oferta de Cursos Técnicos, em Escolas Públicas Federais, Particulares e Unidades do Sistema “S”, com expressivo crescimento nos últimos anos;

• Ampla oferta de Cursos Superiores, com mais de 100 cursos, nas mais diversas áreas de formação, envolvendo Faculdades, Fundações de Ensino, Universidades Particulares e Federais, Institutos Federais de Ensino e CEFET;

• Potencial turístico rico e variado, ainda, pouco explorado;
• Renda ‘per capita’ em ascensão e ausência de sintomas de favelização;

• Área de saúde bem estruturada e composta de inúmeros Nosocômios, nas mais diversas especialidades, para o efetivo atendimento da população;

• Porto Seco Sul de Minas – Estação Aduaneira do Interior que atua na área de comércio exterior;

• Excelente malha viária composta de rodovias Estaduais e Federais, com todas as cidades interligadas através de estradas pavimentadas;

• População com elevado índice de alfabetização e de formação de nível superior.

Estatuto da AMBASP

Nossos Diferenciais:

Conheça as Nossas Cidades!