CLVII ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA AMBASP COLOCA EM DISCUSSÃO ASSUNTOS DE INTERESSE DA REGIÃO


Postado em 25/8/2017
CLVII ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA AMBASP COLOCA EM DISCUSSÃO ASSUNTOS DE INTERESSE DA REGIÃO

No dia 18 de agosto de 2017, ocorreu em Varginha, a CLVII Assembléia Geral Ordinária da AMBASP, cuja abertura foi feita pelo Presidente da entidade e Prefeito de Campo do Meio, Robson Machado de Sá e pelo Vice-Presidente e Prefeito de Varginha, Antônio Silva. Estavam presentes na reunião Godofredo José Caldeira Reis, Prefeito de Carmo da Cachoeira, José Tibúrcio do Prado Neto, Presidente do Cidersu e Prefeito de Paraguaçu, Luis Fernando Tavares, Presidente do CISSUL e Prefeito de Campanha, Rossano de Oliveira, Prefeito de Coqueiral, Marlene Monteiro de Oliveira Pereira, Prefeita de Cordislândia, Jane Rezende Silva Elizei, Prefeita de São Bento Abade, Luiz Roberto Laurindo Dias, Prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia, Vice-Prefeito de Três Pontas, Cylvano Godfrey  Bornelli, representando o Prefeito de Fama, Luiz Gonzaga Ribeiro Neto, Prefeito de Serrania e o Secretário Municipal de Administração de Serrania, Rodrigo Silva Cândido, Marcos Paiva Foresti, Secretário Municipal de Agricultura de Varginha, Cleyton Rodrigo Teodoro de Almeida, Secretário Municipal de Campo do Meio, José Walter Pereira, Secretário Municipal de Finanças de Coqueiral, Maria Inês Miranda, Secretária Executiva do CISSUL, Soelinton José Reis, Secretário Municipal de Carmo da Cachoeira, Jumar Gonçalves Neves e Rogério Antônio Silva, Gerentes da Caixa Econômica Federal - Regional da SR Sul de Minas, Luciano R. Carvalho, Supervisor da Caixa Econômica Federal, Adriana Fortunato, da GIGOV – Caixa Econômica Federal, Marcelo Lana Franco, Diretor Técnico Operacional da CEASA – Contagem, Wellington Botrel, Assessor Parlamentar, Jair Alves de Oliveira, representando a Deputada Geisa Teixeira, Deputado Federal Carlos do Carmo Andrade Melles, registrando ainda a presença de Produtores Rurais dos Municípios de Três Corações e Varginha e empresários da região.

Dentre os assuntos da pauta, o Presidente Robson Machado de Sá fez a apresentação do Prefeito de Serrania, Luiz Gonzaga Ribeiro Neto e falou sobre a intenção da filiação do Município no quadro de associados da AMBASP, cuja aprovação unânime pelos Prefeitos presentes se deu nos termos do artigo 5º, § 2º do Estatuto da entidade.

O Presidente lembrou ainda que a AMBASP aguarda os pedidos para elaboração dos projetos de incêndio e pânico dos prédios públicos, lembrando que, devido a um cronograma a ser cumprido, os Prefeitos devem enviar seus pedidos.

A seguir, Robson Machado de Sá discorreu sobre a reivindicação dos Prefeitos filiados à Ambasp para que seja criada uma unidade da CEASA-MG no Município de Varginha. Falou que é antiga tal solicitação, tanto pelos produtores quanto pelos comerciantes e população. Hoje, não mais é uma preocupação apenas do pequeno produtor familiar, do médio ou grande produtor, que carecem de um local para comercializar sua produção, diminuindo a perda econômica com o grande número de atravessadores e o alto custo do transporte, reduzindo drasticamente o lucro. Muitas vezes, pela falta de uma central de abastecimento, tem ocorrido que a produção muitas vezes fica no pé, perdendo-se todo trabalho e custo com mão de obra, insumos, pesticidas, implementos e transporte. Mais desanimador tem sido para os Prefeitos da região que, apesar de terem uma Secretaria de Agricultura legalmente instituída, muito pouco ou quase nada pode ser feito para aliviar esta situação, ou seja, auxiliar o produtor na melhoria de sua renda e em contrapartida, ao consumidor para ter produtos de qualidade e a preços mais acessíveis. Em consequência, os municípios perdem receita na arrecadação do ICMS e outros, tem o gasto onerado com saúde, assistência social e segurança, pois que nossa região é potencialmente agrícola e se a agricultura vai mal, toda cadeia dela dependente também vai mal. Assim, tendo em vista que o Município de Varginha está localizado na microrregião do Baixo Sapucaí, num eixo equidistante das microrregiões do sul de Minas, com aproximadamente 160 municípios, é de fato o Município de Varginha, com uma unidade da CEASA, que atenderá satisfatoriamente a região, ainda mais porque há um grande facilitador que é o Posto Aduaneiro, o que facilitará a exportação da produção, o que confirma  ser o Município de Varginha o local estratégico para a localização de uma central de abastecimento. 

O Prefeito de Varginha, Antônio Silva falou que esta é uma obra esperada por todos, há muito tempo, e os Municípios, diante das dificuldades que vem enfrentando, não tiveram ainda condições de sozinhos, arcarem com esta iniciativa. Hoje, com o envolvimento da CEASA, representado pelo Marcelo Lana Franco e com a forte união das lideranças políticas da região da AMBASP e de outras regiões, instalar uma Ceasa em varginha é para comemorar. Disse ainda que Varginha tem disponibilidade de áreas, devendo ser escolhida aquela de melhor acesso, que facilite a mobilidade, que facilite os estacionamentos.

Assim, foi dada a palavra ao Senhor Marcelo Lana Franco - Diretor Técnico Operacional da CEASA – Contagem que falou sobre a reivindicação dos Prefeitos filiados à Ambasp para que seja criada uma unidade da CEASA-MG no Município de Varginha. Expôs que apenas as regiões norte e sul do estado não possuem uma unidade da central. Aplaudiu as condições da agricultura e do agricultor no Sul de Minas, dizendo que a região detém a expertise, um know-how, um potencial muito grande, não só pela sua logística, mas também pelo capital humano. A gente tem aqui uma lida muito forte com agricultura, já muito reconhecida em nível nacional.

O Prefeito de Paraguaçu e Presidente do CIDERSU, José Tibúrcio do Prado Neto, este falou das ações do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional Sustentável – CIDERSU, principalmente das atividades da municipalização dos serviços de assistência à iluminação pública para os 14 municípios que fazem parte do Consórcio. Lembrou que nesta parceria também insere a resolução dos problemas dos municípios, como o saneamento básico e, principalmente, a resolução dos problemas do Aterro Sanitário.

O Gerente Regional da Caixa Econômica Federal - SR Sul de Minas, Jumar Gonçalves Neves, que falou sobre o PMAT, CREDITO ESPECIAL E PRÓ-TRANSPORTE, um programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), destinado a apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, visando a modernização da administração tributária e qualificação do gasto público nos municípios. Luciano R. Carvalho e Rogério Antônio Silva disponibilizaram aos Municípios o apoio técnico da Regional de Poços de Caldas, colocando a necessidade dos projetos atenderem aos quesitos técnicos para se ter acesso os recursos.

 

Ver também: 

https://www.youtube.com/watch?v=gm2LNc0_Fj4

http://blogdojotinha.com/versao1/prefeitos-da-ambasp-e-cidersu-querem-ceasa-regional-em-varginha-associativismo-e-o-foco/

 http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/assembleia-discute-criacao-de-unidade-da-ceasa-em-varginha-mg.ghtml

 https://twitter.com/itatiaiasulmg/status/898235060922527744

 http://198.136.59.195/~redesocialmooo/ver.phpler=aHR0cDovL2cxLmdsb2JvLmNvbS9tZy9zdWwtZGUtbWluYXMvbm90aWNpYS9hc3NlbWJsZWlhLWRpc2N1dGUtY3JpYWNhby1kZS11bmlkYWRlLWRhLWNlYXNhLWVtLXZhcmdpbmhhLW1nLmdodG1s

 http://correiodosul.com/varginha/assembleia-discute-criacao-de-unidade-da-ceasa-em-varginha/

 http://www.agitovarginha.com.br/pelaweb/assembleia-discute-criacao-de-unidade-da-ceasa-em-varginha-mg-globocom/2346

 http://www.radioevangelho.com/portal/artigos/noticias/2017/08/18/assembleia-discute-criacao-de-unidade-da-ceasa-em-varginha-mg.html

 
 


   


Cidades
Alfenas Boa Esperança Campanha Campo do Meio Campos Gerais Carmo da Cachoeira Coqueiral
Carvalhópolis Cordislândia Eloi Mendes Fama Ilicínea Machado Monsenhor Paulo
Paraguaçu Santana da Vargem São Bento Abade São Gonçalo do Sapucaí Três Corações Três Pontas Varginha

Links
 


  Rua da Maçonaria, 82 - Vila Bueno - CEP: 37006-640 - Varginha - MG
Fone: (35) 3221-6361 - FAX: (35) 3214-4977
ambasp@veloxmail.com.br